Edição Atual

v. 12 (2020)
Publicado: 29-09-2020

Tutoriais

Artigos

Ver Todas as Edições

Sobre a Revista

A Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento (PODes) (ISSN: 1984-3534) é uma revista de conteúdo aberto mantida pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO) desde 2009. O objetivo da revista é promover a publicação de artigos originais com claro viés aplicado relativos a qualquer das subáreas da Pesquisa Operacional, assim como revisões bibliográficas e tutorias sobre tópicos aplicados nessas subáreas.

A submissão de artigos encontra-se aberta em fluxo contínuo (ver Submissão) e os artigos devem ser enviadas preferencialmente em português ou espanhol, seguindo estritamente as instruções (e template) no Guia para Autores. 

Desde 2017, a revista atribui um identificador digital (DOI) para todos os artigos publicados em suas edições. A revista está classificada, conforme o último Qualis CAPES, em B5 (Engenharias III) e B4 (Interdisciplinar).

A partir de 2020, a revista passou a ter um volume por ano, em que os artigos são publicados em fluxo contínuo.

Edição Especial COVID-19

A revista Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento (PODes) da SOBRAPO está lançando uma edição especial sobre a COVID-19. O objetivo desta chamada é publicar trabalhos científicos, escritos em português, para divulgar para a sociedade, as pesquisas desenvolvidas e/com possíveis aplicações/direcionamentos para o enfrentamento da Pandemia do COVID-19 e de suas consequências. Neste momento grave de saúde pública e de queda abrupta da atividade econômica, que pode aumentar ainda mais a desigualdade social, a comunidade científica de Pesquisa Operacional pode auxiliar gestores na escolha ou formulação de estratégicas e políticas eficientes que mitiguem os efeitos da pandemia.

Assim, são bem-vindas pesquisas aplicadas, tutoriais, revisões direcionadas a essa temática.

Informações e Prazos

Os artigos devem ser submetidos no sistema da PODes escolhendo a Seção COVID-19. Devem respeitar o padrão e os procedimentos da revista.

Datas Importantes:

• Submissão dos artigos: até 3 de agosto de 2020. (NOVA DATA)

• Resposta da revisão: até 15 de setembro de 2020

• Data da publicação online : dezembro de 2020

Editores Convidados:

Maristela Oliveira Santos e Luiz Leduino de Salles Neto