Informação para Autores

Guia para os Autores

Os autores que desejam enviar seus artigos para a revista Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento devem primeiro realizar o Cadastro para, em seguida, façam a envio utilizando o sistema de Submissão online. As instruções abaixo devem ser seguidas rigorosamente, em particular, para a formatação e uso do template durante a escrita do artigo. Artigos fora do formato da revista serão devolvidos imediatamente aos autores para as devidas adequações.

Os autores também devem encaminhar uma Carta de Apresentação (com não mais do que uma página) destacando a relevância e as contribuições do presente artigo. A carta deve conter as informações do autor para correspondência, ou seja, sua instituição, endereço, telefone e e-mail.  

Normas Gerais para o Artigo

O artigo deve ser escrito utilizando estritamente o template da revista (em formato .tex do Latex). Os autores devem usar o template -- clique para download do template.tex.

A primeira página do artigo, já formatado no arquivo tex, deve ser constituída com as informações fornecidas durante o cadastro na plataforma de submissão da revista. Por isto, o nome e demais informações do autor que submete o trabalho devem estar cadastradas na plataforma da revista, bem como dos outros autores também. O nome/afiliação/e-mail dos autores devem ser informados conforme o local onde a pesquisa foi realizada. A avaliação é do tipo “cega”, em que os revisores não são identificados, mas os autores precisam se identificar no artigo.

O artigo deve utilizar páginas de tamanho A4 (29,7 x 21,0 cm) com margem superior de 3 cm, inferior de 2,5 cm e laterais de 3 cm. Devem ser escritos em coluna única, com fonte Times New Roman. Os parágrafos devem ter recuo de 1 cm. O espaçamento entre linhas é simples.

A especificação para o tamanho das letras é: Título: 13, negrito, maiúscula. Autor(es): 11, maiúscula e minúscula. Afiliação: 10, itálico, maiúscula e minúscula. Título de resumos: 11, negrito, maiúscula. Texto de resumos: 11, normal. Palavras-chave: 11, negrito, maiúscula e minúscula. Títulos de (sub-)seções do artigo: 11, negrito, maiúscula e minúscula. Texto do artigo: 11, normal (texto) espaçamento simples. Título de Figuras, Algoritmos e Tabelas: 11, maiúscula e minúscula.

O Resumo deve conter no máximo 150 palavras, seguido por até 4 palavras-chave. Logo em seguida deve vir o Abstract em inglês e as keywords, traduzindo fielmente o Resumo e as palavras-chave. Cabeçalhos e rodapés não devem ser alterados, a não ser para colocar as informações do autor para correspondência (na primeira página).

Uma figura que for citada no texto deve conter a Fonte quando não é de autoria própria ou quando adaptada. O mesmo se aplica para tabelas e algoritmos. As equações devem vir numeradas em ordem sequencial no texto.

As citações devem estar entre parênteses quando for citação indireta e conter os últimos sobrenomes dos autores, no caso de um ou dois autores, e o último sobrenome seguido de “et al.” no caso de mais de dois autores, seguidos do ano da publicação, como por exemplo, (Anna, 2006), (Smith e Jones, 2002), (Silva et al., 1999; Simth e Jones, 2002). Na citação direta, tem-se: Pelé e Romário (2004), Doe (2013) e Silva et al. (1999), como exemplos.

As referências no final do texto devem estar em ordem alfabética do último sobrenome do primeiro autor e seguir o seguinte formato, a saber:

Anna, A. Artigo em conferência. In: Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, Rio de Janeiro. SOBRAPO, 2012. p. 123-134.

Doe, A. Informação da Web page. 2012. Disponível em: http://aiweb.techfak.uni-bielefeld.de/content/bworld-robot-control-software. Acesso em: 02/01/2016.

Fantucci, I. Contribuição do alerta, da atenção, da intenção e da expectativa temporal para o desempenho de humanos em tarefas de tempo de reação. 130 f. Tese de Doutorado. Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, 2001. 

Gates, B. Um Livro Muito Bom. Local: Editora X, 2003.

Pelé, E. N. e Romário, R. R. Exemplo de artigo em livro. In: Souza, C. D. e Santos, E. F. (ee.), Coletânea de Artigos, cap. 10, p. 266-290. Nota Iorque: Editora Local, 2004.

Silva, A. B., Souza, C. D. e Santos, E. F. Título de um relatório técnico. Relatórios de Pesquisa em Engenharia de Produção 4, Universidade Z, 1999.

Smith, S. e Jones, J. A paper on operations research. Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento, v. 32, n. 5, p. 12-25, 2002.