Sobre a Revista

Política Editorial

A revista Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento (ISSN: 1984-3534) publica artigos com foco em aplicações que sejam de qualquer das subáreas da Pesquisa Operacional. Isso também inclui tutoriais, revisões bibliográficas sobre tópicos de interesse e artigos sobre a história ou metodologia da Pesquisa Operacional. Na Classificação de Periódicos Qualis-Capes Quadriênio 2017-2020 a revista PODes foi avaliada como B3.

Os artigos devem ser escritos preferencialmente em português ou espanhol, seguindo estritamente as instruções no Guia para Autores. Submissões de artigos em inglês serão aceitas apenas em caráter excepcional. Os artigos submetidos passam por um rigoroso processo de avaliação cega pela Equipe Editorial e por pelo menos dois Revisores ad hoc convidados. Desta maneira, os artigos devem ser originais e não devem ter sido aceitos para publicação ou estarem em processo de avaliação em outros veículos de publicação.

Além da originalidade e relevância, fatores como qualidade da apresentação (estilo e organização do texto) e adequação do conteúdo aos tópicos da revista serão levados em consideração nas fases de avaliação dos artigos. Artigos publicados anteriormente em conferências acadêmicas só serão considerados para avaliação caso a versão submetida tenha uma melhora significativa em termos de conteúdo e apresentação.

A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.

A revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, de forma que veicula suas publicações gratuitamente, como forma de disseminação de conhecimento científico. Além disso, desde 2017, a revista tem atribuído um identificador digital (DOI) para os artigos publicados, como forma de facilitar a localização de seus artigos na Internet.