Editorial

Autores

Resumo

Com este número, relativo ao terceiro quadrimestre de 2010, a Revista PODES - Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento dá continuidade a sua linha editorial, trazendo aplicações da Pesquisa Operacional (PO) aos mais variados setores de atividade. Agradecemos aos autores a confiança na revista, que vem tendo um crescente número de submissões. Agradecemos também aos revisores pela excelente qualidade dos pareceres que, salvo poucas exceções, tem sido entregues dentro dos prazos estabelecido pela revista PODES, contribuindo assim para que o tempo entre submissão e aceite atenda as expectativas dos autores.

No primeiro trabalho deste número, Armando Milioni, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, relembra as contribuições científicas do Matemático Harold Khun.

No segundo, Geraldo Ribeiro Filho, da Universidade de Suzano, e Luis Antonio Lorena, do Instituto de Pesquisa Espaciais, apresentam uma heurística de geração de colunas para o problema de formação de células de máquinas e partes.

No terceiro, Rodrigo Rabello Golfeto da Universidade Federal Fluminense, Antônio Carlos Moretti da Universidade Estadual de Campinas e Luiz Leduíno de Salles Neto da Universidade Federal de São Paulo apresentam um algoritmo genético simbiótico para minimizar o número de objetos processados e o setup dado o número máximo de pilhas abertas num problema de corte de estoque.

No quarto, Daniele Lozano da Universidade Federal de São Carlos, Socorro Rangel da UNESP e Célia Pires da Escola Estadual Pio X de São José do Rio Preto apresentam uma proposta de oficina de coloração de mapas e grafos para o ensino fundamental e médio.

No quinto, Camila Mendonça Romero, Diego da Silva Sales, Luisa Lemos Vilaça,  José Ramon Arica Chavez e Jacqueline Magalhães Cortes,  da Universidade Estadual do Norte Fluminense, apresentam  aplicação da teoria das filas na maximização do fluxo de paletes em uma indústria química.

Finalmente, fechando este número da PODES, Valdecy Pereira, Helder Gomes Costa, e Luis Ernesto Torres Guardiã, da Universidade Federal Fluminense, apresentam um compreensível estudo da modelagem de lotes econômicos de compra para um ou mais produtos com descontos incrementais e/ou sobre todas as unidades.

Neste número, novos pesquisadores deixam registrados na Revista PODES os resultados de suas pesquisas que, com a ajuda das técnicas da PO, buscam o desenvolvimento econômico e social.

Downloads

Como Citar

Antonio Fernando Branco Costa. (2010). Editorial. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 2(3). Recuperado de https://podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/84

Edição

Seção

Introdução