ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE SUBESTAÇÕES – UMA APLICAÇÃO DE DEA EM UMA EMPRESA DO SETOR DE ENERGIA DA REGIÃO METROPOLITANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Resumo
O objetivo deste artigo é investigar a performance de algumas Subestações de Energia de uma distribuidora localizada no Estado do Rio de Janeiro utilizando Análise Envoltória de Dados (DEA). O modelo utiliza como inputs os custos totais de investimento e manutenção e, como outputs indesejáveis, a quantidade e duração totais das falhas dos equipamentos. Foram propostos dois modelos. No primeiro, os dados utilizados foram totais por Subestação e no segundo, total por tipo de equipamento. Ambos os modelos permitiram a ordenação das DMUs por eficiência. Considerando que as Subestações apresentam falhas em diferentes equipamentos, foi feita uma clusterização das DMUs para obter benchmarks mais confiáveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.