DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL HEURÍSTICA PARA A CONSTRUÇÃO DE ESCALAS DE TRABALHO EM UM HOSPITAL PARTICULAR NO INTERIOR DE PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.4322/PODes.2025.007Resumo
Em qualquer hospital ou instituição de saúde, a equipe de farmácia hospitalar exerce um papel fundamental na assistência aos pacientes ao garantir o fornecimento controlado e seguro de materiais e medicamentos para os demais serviços assistenciais. Portanto, o escalonamento adequado de profissionais nessa área é essencial para um funcionamento eficiente de todo o hospital. Neste trabalho, apresenta-se uma ferramenta de software desenvolvida para construir e otimizar escalas de trabalhadores do setor de farmácia de um hospital particular no Agreste Pernambucano. Para isso foi desenvolvido um algoritmo heurístico, baseado em Relax-and-Fix, para a otimização das escalas de trabalho. Os resultados obtidos demonstram que o software desenvolvido é capaz de gerar escalas de maneira eficiente, com pouco esforço computacional. Através do estudo de caso no referido hospital, demonstra-se as vantagens e resultados positivos alcançados através da utilização da ferramenta desenvolvida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.