Um algoritmo de Branch-and-Cut para o Problema do Empacotamento Bidimensional em Contêineres na Presença de Conflitos

Autores

  • Pedro Henrique Del Bianco Hokama Universidade Federal de Itajubá
  • Ana Clara Nascimento dos Santos Universidade Federal de Itajubá
  • Charbel Daher Boulos Universidade Federal De Itajubá
  • Mário César San Felice Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0001-6476-4534

DOI:

https://doi.org/10.4322/PODes.2024.003

Palavras-chave:

Programação Linear Inteira, Programação por Restrições, Conjunto Independente

Resumo

Nesse artigo apresentamos o Problema do Empacotamento Bidimensional em Contêineres na Presença de Conflitos, que consiste em alocar um conjunto de itens de tamanhos variados no menor número possível de recipientes idênticos, respeitando as restrições de conflito entre os itens. Apresentamos um algoritmo de Branch-and-Cut que utiliza um modelo em Programação Linear Inteira. Também apresentamos diversos fortalecimentos do modelo e quebras de simetrias.

Além disso, para resolver o problema de decidir se um conjunto de itens pode ser empacotado em um contêiner utilizamos um modelo de Programação por Restrição com melhorias adaptadas da literatura. Testes computacionais foram realizados em instâncias adaptadas da literatura e os resultados foram muito significativos. As melhorias implementadas reduziram o tempo de execução de algumas instâncias de 3600 segundos para 0,02 segundos.

Downloads

Publicado

2024-09-24

Como Citar

Hokama, P. H. D. B., Nascimento dos Santos, A. C., Daher Boulos, C., & San Felice, M. C. (2024). Um algoritmo de Branch-and-Cut para o Problema do Empacotamento Bidimensional em Contêineres na Presença de Conflitos. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 18, 1–20. https://doi.org/10.4322/PODes.2024.003

Edição

Seção

Artigos da Edição Especial Problemas de Cortes e Empacotamento 2024