Um algoritmo de Branch-and-Cut para o Problema do Empacotamento Bidimensional em Contêineres na Presença de Conflitos
DOI:
https://doi.org/10.4322/PODes.2024.003Palavras-chave:
Programação Linear Inteira, Programação por Restrições, Conjunto IndependenteResumo
Nesse artigo apresentamos o Problema do Empacotamento Bidimensional em Contêineres na Presença de Conflitos, que consiste em alocar um conjunto de itens de tamanhos variados no menor número possível de recipientes idênticos, respeitando as restrições de conflito entre os itens. Apresentamos um algoritmo de Branch-and-Cut que utiliza um modelo em Programação Linear Inteira. Também apresentamos diversos fortalecimentos do modelo e quebras de simetrias.
Além disso, para resolver o problema de decidir se um conjunto de itens pode ser empacotado em um contêiner utilizamos um modelo de Programação por Restrição com melhorias adaptadas da literatura. Testes computacionais foram realizados em instâncias adaptadas da literatura e os resultados foram muito significativos. As melhorias implementadas reduziram o tempo de execução de algumas instâncias de 3600 segundos para 0,02 segundos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.