Proposta e aplicação de um método para seleção de softwares de geração de padrões e planos de corte em micro e pequenas empresas moveleiras
DOI:
https://doi.org/10.4322/PODes.2024.007Palavras-chave:
Problema de corte de estoque, Indústria moveleira, Seleção de softwares, Tomada de decisão multi-critérioResumo
Na indústria moveleira, o corte de chapas de materiais como madeira ou painel de fibras de madeira de média densidade, do inglês (medium density fiberboard-MDF), é uma etapa crucial com impacto significativo nos custos do produto final. Micro e pequenas empresas (MPEs) nesse setor têm dificuldade em adotar softwares ou modelos de otimização para a geração de padrões e planos de corte. Além disso, a literatura científica não discute as particularidades das MPEs com relação à adoção de softwares de otimização de problemas de corte. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é propor um método baseado em técnicas multi-critério para direcionar o processo de seleção de softwares de corte em MPEs moveleiras. Uma busca foi realizada para identificar as principais ferramentas existentes e suas principais funcionalidades. Após isso, o método foi aplicado em uma empresa real, possibilitando a identificação de quais alternativas de software são mais adequadas às suas necessidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.