OS ASPECTOS E DESAFIOS LOGÍSTICOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO E-COMMERCE B2C PARA A VENDA DE UNIFORMES NA MARINHA DO BRASIL

Autores

  • MARINHA DO BRASIL
  • PUC-Rio

Resumo

O cenário competitivo de mercado, ao ser relacionado ao desenvolvimento tecnológico, fez surgir uma nova forma de fazer negócio: o e-commerce da empresa ao cliente (B2C). Nele, a logística se faz presente, não só como a principal ferramenta, mas também como grande gargalo. A logística do e-commerce B2C, afora apresentar características singulares, solicita da organização que se dispõe a adotá-la um nível de eficiência muito além do necessário às doutrinas de uma logística tradicional. Dessa forma, sua eficácia é traduzida no desenvolvimento de técnicas avançadas de controle, de planejamento e de sistemas, além de novos conceitos. Pautado nesses aspectos, este estudo aventa a possibilidade de desenvolvimento desta modalidade de negócio no viés público, mais especificamente, na Marinha do Brasil. É imprescindível que uma Instituição que cuida da defesa dos interesses nacionais esteja sempre pronta para atuar, não só em suas operações sui generis, mas também, naquelas que, apesar de servirem de apoio, mantêm importância estratégica, como é o caso das operações logísticas. Para tanto, estar conforme as novas tendências, técnicas e, também, a novos conceitos, aumenta a possibilidade da implementação do e-commerce B2C trazer um avanço em termos de eficiência e eficácia logística para a Marinha, já que alia as tecnologias do ambiente empresarial às doutrinas militares.

Biografia do Autor

, MARINHA DO BRASIL

Graduação - Escola Naval (EN) - 2000 - Corpo de Intendentes da Marinha - Habilitação em Adminstração de Sistemas

Especialização/Aperfeiçoamento - 2001/2004 - Centro de Instrução Almirante Wandenkolk - Logística

Mestrado - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) - 2008-2010 - Logística

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Publicado

2011-02-21

Como Citar

PASTORE, P., & Pizzolato, N. D. (2011). OS ASPECTOS E DESAFIOS LOGÍSTICOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO E-COMMERCE B2C PARA A VENDA DE UNIFORMES NA MARINHA DO BRASIL. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 3(1), 30–43. Recuperado de https://podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/76

Edição

Seção

Artigos