AVALIAÇÃO DA ECOEFICIÊNCIA NO TRANSPORTE PÚBLICO URBANO DOS ESTADOS BRASILEIROS: UM ESTUDO BASEADO NA ABORDAGEM BENEFIT OF THE DOUBT EM DATA ENVELOPMENT ANALYSIS.

Autores

  • Wagner Rui Correa Olaya Universidade do Estado do Pará
  • Victor Welder Santiago Araújo Universidade do Estado do Pará
  • Prof.ª Renata Oliveira Universidade do Estado do Pará
  • Profª Andreia Zanella Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.4322/PODes.2023.002

Palavras-chave:

Data Envelopment Analysis, Ecoeficiência, Indicadores Compósitos, Transporte Urbano

Resumo

O artigo relata a quantificação da ecoeficiência do transporte coletivo urbano nos estados brasileiros. O modal em foco é o ônibus urbano. Foi especificado um indicador compósito para atender às premissas de Consumo e da Produção Sustentável (C&PS) no domínio do planejamento urbano. Este artigo pode ser considerado uma pesquisa aplicada que adota a abordagem Benefit of the Doubt em um modelo baseado em Data Envelopment Analysis (DEA). DEA é uma técnica não paramétrica recomendada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico para avaliações de desempenho usando indicadores compósitos. A pesquisa abrange 26 capitais de estados brasileiros e o Distrito Federal e considerou dados do ano base de 2019. Este artigo também relata a estrutura dos Indicadores Chave de Desempenho que refletem a realidade do sistema de transporte urbano no Brasil. Os resultados revelam que 24 estados Brasileiros tem potencial de melhoria de desempenho em termos de ecoeficiência. Implicações gerenciais sobre o potencial de melhoria dos estados são apresentados.

Biografia do Autor

Prof.ª Renata Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Renata possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Pará (2005), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em Programa Doutoral em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade do Porto (2018). Atualmente é conselheira titular do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Pa), partner - Advances in Cleaner Production Network, assistente de pesquisa do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, professor colaborador da Universidade do Estado do Pará e professor assistente iv da Universidade do Estado do Pará. Ela faz parte da rede MGG (Alemanha) e é International Fellow da JICA (Japão). Renata possui experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional, atuando em MCDM/A, otimização multiobjectivo, incluindo, DEA; goal programming.

Profª Andreia Zanella, Universidade Federal de Santa Catarina

Andreia Zanella é graduada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (2004) e especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Em 2008, recebeu o grau de mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria. Em 2014, recebeu o grau de doutora em Engenharia Industrial e Gestão pela Faculdade Engenharia da Universidade do Porto. Trabalhou como professora substituta no Departamento de Estatística da Universidade Federal de Santa Maria entre 2007 e 2009. Foi professora assistente convidada e bolsista de pós-doutorado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora permanente no Programa de Pós-graduação em Métodos e Gestão em Avaliação (PPGMGA) da UFSC.

Downloads

Publicado

2023-04-25

Como Citar

Olaya, W. ., Araújo, V., Oliveira, R., & Zanella, A. (2023). AVALIAÇÃO DA ECOEFICIÊNCIA NO TRANSPORTE PÚBLICO URBANO DOS ESTADOS BRASILEIROS: UM ESTUDO BASEADO NA ABORDAGEM BENEFIT OF THE DOUBT EM DATA ENVELOPMENT ANALYSIS. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 16, 1–18. https://doi.org/10.4322/PODes.2023.002

Edição

Seção

Artigos