AVALIAÇÃO DA ECOEFICIÊNCIA NO TRANSPORTE PÚBLICO URBANO DOS ESTADOS BRASILEIROS: UM ESTUDO BASEADO NA ABORDAGEM BENEFIT OF THE DOUBT EM DATA ENVELOPMENT ANALYSIS.
DOI:
https://doi.org/10.4322/PODes.2023.002Palavras-chave:
Data Envelopment Analysis, Ecoeficiência, Indicadores Compósitos, Transporte UrbanoResumo
O artigo relata a quantificação da ecoeficiência do transporte coletivo urbano nos estados brasileiros. O modal em foco é o ônibus urbano. Foi especificado um indicador compósito para atender às premissas de Consumo e da Produção Sustentável (C&PS) no domínio do planejamento urbano. Este artigo pode ser considerado uma pesquisa aplicada que adota a abordagem Benefit of the Doubt em um modelo baseado em Data Envelopment Analysis (DEA). DEA é uma técnica não paramétrica recomendada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico para avaliações de desempenho usando indicadores compósitos. A pesquisa abrange 26 capitais de estados brasileiros e o Distrito Federal e considerou dados do ano base de 2019. Este artigo também relata a estrutura dos Indicadores Chave de Desempenho que refletem a realidade do sistema de transporte urbano no Brasil. Os resultados revelam que 24 estados Brasileiros tem potencial de melhoria de desempenho em termos de ecoeficiência. Implicações gerenciais sobre o potencial de melhoria dos estados são apresentados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.