PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE O USO METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE PESQUISA OPERACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.4322/PODes.2022.009Palavras-chave:
Pesquisa operacional, Metodologias ativa, Ensino, Percepção dos estudantesResumo
A pesquisa operacional é uma expressiva representante de abordagens voltadas ao processo decisório, sendo relevante para a formação de gestores que baseiam suas decisões em metodologias programáveis e simulações de cenários. O perfil discente do curso de administração é em sua maioria não quantitativo, de forma geral, existe uma fraca base matemática, dificuldade de aprendizagem, falta de interesse dos estudantes, entre outros fatores que afetam diretamente o processo de aprendizagem da disciplina. Dessa forma, é interessante que os docentes utilizem metodologias ativas como apoio para a melhoria do entendimento da disciplina. Este estudo realizado em uma instituição federal de ensino superior coletou dados através de questionários para avaliar a percepção estudantil com relação a aplicação de ferramentas de metodologias ativas como complemento do processo de ensino-aprendizagem e aferiu, através de estudo de correlações e concordâncias, que o uso de tais ferramentas foi essencial para a melhoria da qualidade do ensino aos estudantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.