OTIMIZAÇÃO DA ALOCAÇÃO DE SALAS DE AULA: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
DOI:
https://doi.org/10.4322/PODes.2022.002Palavras-chave:
Alocação de Salas, Otimização, Planilha Eletrônica, AssessibilidadeResumo
No início de cada semestre letivo, instituições de ensino se deparam com um problema típico, que é a alocação de salas de aula. Esse problema envolve a atribuição de salas às turmas ofertadas no semestre, considerando critérios como ocupação das salas, deslocamentos dos professores e alunos, requisitos de acessibilidade, dentre outros. Tal processo pode se tornar difícil e tedioso quando há muitas turmas, podendo levar a alocações insatisfatórias se feito de forma manual. Este trabalho aborda a otimização da alocação de salas de aula, tendo como base a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e propõe um método de solução baseado em um modelo de otimização, integrado a uma ferramenta de apoio à tomada de decisão. Essa ferramenta tem sido usada com sucesso na UFSCar desde 2016, e diminuiu consideravelmente o tempo que era dispendido no processo manual, além de resultar em alocações que satisfazem os principais requisitos da instituição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.