UMA PROPOSTA DE OFICINA DE COLORAÇÃO DE MAPAS E GRAFOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Autores

  • UFSCar - Araras
  • UNESP - São José do Rio Preto
  • E.E. Pio X- São José do Rio Preto – SP

Resumo

Apresentamos neste artigo propostas de atividades e uma discussão da experiência obtida com a realização de uma Oficina de Coloração de Mapas e Grafos para o Ensino Fundamental e Médio em uma escola pública de São José do Rio Preto/SP. A idéia de apresentar este tópico para alunos deste nível escolar foi motivada principalmente pelos trabalhos de Jurkiewicz (2002, 2004) que desde 2002 se propôs a levar conhecimentos adicionais da Matemática Discreta (principalmente grafos) para a sala de aula do Ensino Médio de escolas do Rio de Janeiro. As oficinas realizadas foram produtivas e permitiram analisar o modo como os alunos de diferentes faixas etárias se comportam diante da aprendizagem de conteúdos extracurriculares. A apresentação de tópicos adicionais da Matemática Discreta no nível pré-universitário é de extrema importância, não apenas como motivação para estudos futuros, mas também para formação de cidadãos aptos para entender as complexidades do mundo atual.

Palavras-Chave: coloração em grafos, oficinas de ensino, conteúdo extracurricular

Downloads

Publicado

2010-10-13

Como Citar

Lozano, D., Rangel, S., & Pires, C. M. (2010). UMA PROPOSTA DE OFICINA DE COLORAÇÃO DE MAPAS E GRAFOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 2(3), 216–225. Recuperado de https://podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/67

Edição

Seção

Artigos