Editorial
Resumo
Com este número, relativo ao segundo quadrimestre de 2010, a Revista PODES - Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento dá continuidade a sua linha editorial, trazendo aplicações da Pesquisa Operacional (PO) aos mais variados setores de atividade. Agradecemos aos autores a confiança na revista, que vem apresentando um crescente número de submissões.
No primeiro trabalho deste número, Maria Cecília Chaves, da PUC-Rio, em colaboração com três co-autores da UFF, trata do problema da escolha de carreira, oferecendo uma nova abordagem metodológica para a composição de critérios que combina duas metodologias já amplamente testadas.
No segundo, José Fabiano da Serra Costa, da UERJ, com um colaborador da mesma instituição e outro da ENCE estuda o problema da composição de critérios para avaliar as escolas de samba do carnaval carioca.
No terceiro, Diana Schein e Milton Lima, da FURG empregam a Teoria de Filas para resolver o problema da logística dos rebocadores do Porto do Rio Grande.
No quarto, Hiamara Vieira, com dois colaboradores da FEG-UNESP, emprega técnicas de Apoio à Decisão Multicritério para equacionar o problema da estocagem de peças de reposição.
No quinto, Steven Dutt Ross, da FGV-RJ, integra esforços com dois colaboradores da UFF, para desenvolver uma análise do emprego do IDH na seleção de municípios para a aplicação de políticas educacionais.
Finalmente, fechando este número da PODES, Andréa Linhares da UFC e Philippe Michelon da Université d’Avignon investigam o contexto de redes de comunicação, aplicando uma extensão do conceito de disponibilidade de uma estação.
Estamos seguros de que, com este número, nossa Revista mais uma vez amplia significativamente o espectro de áreas e problemas em que as técnicas da Pesquisa Operacional podem ser aplicadas para promover o desenvolvimento econômico e social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.