Editorial

  • Annibal Parracho Sant'Anna SOBRAPO

Resumo

Com este número, relativo ao segundo quadrimestre de 2010, a Revista PODES - Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento dá continuidade a sua linha editorial, trazendo aplicações da Pesquisa Operacional (PO) aos mais variados setores de atividade. Agradecemos aos autores a confiança na revista, que vem apresentando um crescente número de submissões.

No primeiro trabalho deste número, Maria Cecília Chaves, da PUC-Rio, em colaboração com três co-autores da UFF, trata do problema da escolha de carreira, oferecendo uma nova abordagem metodológica para a composição de critérios que combina duas metodologias já amplamente testadas. 

No segundo, José Fabiano da Serra Costa, da UERJ, com um colaborador da mesma instituição e outro da ENCE estuda o problema da composição de critérios para avaliar as escolas de samba do carnaval carioca. 

No terceiro, Diana Schein e Milton Lima, da FURG empregam a Teoria de Filas para resolver o problema da logística dos rebocadores do Porto do Rio Grande.

No quarto, Hiamara Vieira, com dois colaboradores da FEG-UNESP, emprega técnicas de Apoio à Decisão Multicritério para equacionar o problema da estocagem de peças de reposição.

No quinto, Steven Dutt Ross, da FGV-RJ, integra esforços com dois colaboradores da UFF, para desenvolver uma análise do emprego do IDH na seleção de municípios para a aplicação de políticas educacionais.

Finalmente, fechando este número da PODES, Andréa Linhares da UFC e Philippe Michelon da Université d’Avignon investigam o contexto de redes de comunicação, aplicando uma extensão do conceito de disponibilidade de uma estação.

Estamos seguros de que, com este número, nossa Revista mais uma vez amplia significativamente o espectro de áreas e problemas em que as técnicas da Pesquisa Operacional podem ser aplicadas para promover o desenvolvimento econômico e social.

Publicado
16-06-2010
Como Citar
Sant’Anna, A. (2010). Editorial. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 2(2), 88. Recuperado de https://podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/65
Seção
Introdução