OTIMIZAÇÃO ROBUSTA APLICADA AO ROTEAMENTO DE AERONAVES NO TRANSPORTE AÉREO DE PASSAGEIROS SOB DEMANDA
DOI:
https://doi.org/10.4322/PODes.2019.010Palavras-chave:
Roteamento de Aeronaves, Problema de Roteamento de Veículos, Otimização RobustaResumo
Neste artigo, aborda-se o roteamento de aeronaves motivado pelo caso real de uma empresa de transporte aéreo de passageiros, que oferece um serviço de voos sob demanda. O objetivo é propor uma abordagem de apoio à tomada de decisão que, além das considerar os requisitos operacionais específicos do caso em estudo, incorpore também as incertezas inerentes aos tempos de viagem, os quais são bastante críticos em aviação. A partir de uma formulação matemática baseada no problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e frota heterogênea, propõe-se um modelo de Otimização Robusta que permite incorporar tais incertezas por meio de uma perspectiva de pior caso. O uso dessa estratégia provou-se vantajoso por não necessitar da escolha de uma distribuição de probabilidades para representação da situação real. Experimentos computacionais realizados com dados de um mês de operação da empresa indicam os benefícios de se adotar a abordagem proposta. Por meio do uso da Simulação de Monte Carlo foi possível verificar uma redução de risco significativa nas soluções robustas.
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