UMA EXTENSÃO DO CONCEITO DE “DISPONIBILIDADE DE UMA ESTAÇÃO” PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DINÂMICO DE ATRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS
Resumo
O Problema Dinâmico de Atribuição de Frequências foi estudado no âmbito de exercícios militares, onde uma rede sem fio é expandida progressivamente a fim de assegurar a comunicação entre tropas militares. Novas antenas e conexões entre antenas existentes são estabelecidas dinamicamente. Toda nova ligação entre duas estações (posição física das antenas) requer a atribuição de um par de frequências aos dois sentidos da comunicação, de modo que interferências sejam evitadas.
Uma estratégia gulosa online é proposta, a qual integra uma ponderação sobre as frequências disponíveis na vizinhança de uma estação, associada ao conceito de disponibilidade. A disponibilidade pode ser compreendida com uma medida do potencial que uma estação tem para acolher conexões suplementares sem ocasionar interferências nas comunicações (ruído).
Várias medidas estendendo o conceito de disponibilidade de uma estação foram avaliadas e comparadas. Os experimentos foram realizados a partir de cenários realistas fornecidos pelo CELAR (Centre d'ÉLectronique de l'Armement).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.