UMA EXTENSÃO DO CONCEITO DE “DISPONIBILIDADE DE UMA ESTAÇÃO” PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DINÂMICO DE ATRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS

  • Andréa Carneiro Linhares Universidade Federal do Ceará
  • Philippe Michelon Université d´Avignon

Resumo

O Problema Dinâmico de Atribuição de Frequências foi estudado no âmbito de exercícios militares, onde uma rede sem fio é expandida progressivamente a fim de assegurar a comunicação entre tropas militares. Novas antenas e conexões entre antenas existentes são estabelecidas dinamicamente. Toda nova ligação entre duas estações (posição física das antenas) requer a atribuição de um par de frequências aos dois sentidos da comunicação, de modo que interferências sejam evitadas.

Uma estratégia gulosa online é proposta, a qual integra uma ponderação sobre as frequências disponíveis na vizinhança de uma estação, associada ao conceito de disponibilidade. A disponibilidade pode ser compreendida com uma medida do potencial que uma estação tem para acolher conexões suplementares sem ocasionar interferências nas comunicações (ruído).

Várias medidas estendendo o conceito de disponibilidade de uma estação foram avaliadas e comparadas. Os experimentos foram realizados a partir de cenários realistas fornecidos pelo CELAR (Centre d'ÉLectronique de l'Armement).  

Publicado
15-06-2010
Como Citar
Linhares, A., & Michelon, P. (2010). UMA EXTENSÃO DO CONCEITO DE “DISPONIBILIDADE DE UMA ESTAÇÃO” PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DINÂMICO DE ATRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 2(2), 170-182. Recuperado de https://podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/61
Seção
Artigos