RANKING DE MUNICÍPIOS PARA POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO: COMPARAÇÃO ENTRE AVALIAÇÕES MULTICRITÉRIO A PARTIR DO IDH
Resumo
Neste artigo se desenvolvem alternativas de abordagem multicritério visando à seleção de municípios para a implementação de políticas públicas de educação. Considerando que a situação da educação no Brasil apresenta grande variabilidade, o que impacta as demandas educacionais por políticas públicas de educação de forma diferente em diferentes regiões, verifica-se a necessidade de critérios objetivos para a seleção de pontos de aplicação de recursos para o combate a desigualdades nessa área. Em particular, se discute o emprego do Índice de Desenvolvimento Humano como fundamento para decisões na área educacional. Além disso, visa-se a estabelecer condições para a comparação dessas situações segundo diferentes critérios utilizados para fundamentar políticas públicas de educação.Downloads
Publicado
2010-06-15
Como Citar
Dutt-Ross, S., Ribeiro, R. A., & Sant’Anna, A. P. (2010). RANKING DE MUNICÍPIOS PARA POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO: COMPARAÇÃO ENTRE AVALIAÇÕES MULTICRITÉRIO A PARTIR DO IDH. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 2(2), 156–169. Recuperado de https://podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/59
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.