RANKING DE MUNICÍPIOS PARA POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO: COMPARAÇÃO ENTRE AVALIAÇÕES MULTICRITÉRIO A PARTIR DO IDH

Autores

  • FGV
  • DTMarketing
  • UFF

Resumo

Neste artigo se desenvolvem alternativas de abordagem multicritério visando à seleção de municípios para a implementação de políticas públicas de educação. Considerando que a situação da educação no Brasil apresenta grande variabilidade, o que impacta as demandas educacionais por políticas públicas de educação de forma diferente em diferentes regiões, verifica-se a necessidade de critérios objetivos para a seleção de pontos de aplicação de recursos para o combate a desigualdades nessa área. Em particular, se discute o emprego do Índice de Desenvolvimento Humano como fundamento para decisões na área educacional. Além disso, visa-se a estabelecer condições para a comparação dessas situações segundo diferentes critérios utilizados para fundamentar políticas públicas de educação.

Downloads

Publicado

2010-06-15

Como Citar

Dutt-Ross, S., Ribeiro, R. A., & Sant’Anna, A. P. (2010). RANKING DE MUNICÍPIOS PARA POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO: COMPARAÇÃO ENTRE AVALIAÇÕES MULTICRITÉRIO A PARTIR DO IDH. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 2(2), 156–169. Recuperado de https://podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/59

Edição

Seção

Artigos