AVALIAÇÃO DO GRAU DE MATURIDADE DA INDÚSTRIA 4.0 NO SETOR DE AUTOPEÇAS BRASILEIRO COM AUXÍLIO DO DIAGNÓSTICO DO PROMETHEE
DOI:
https://doi.org/10.4322/PODes.2018.012Palavras-chave:
Indústria de Autopeças, Indústria 4.0, Grau de Maturidade, EstratégiaResumo
No mundo contemporâneo observa-se grandes mudanças conjunturais, ambientais, sociais e econômicas. Grande parte destas mudanças e impactos são derivadas do início da “4ª Revolução Industrial”, também conhecida como “Indústria 4.0” (I.4.0), que vem promovendo uma disrupção no mundo dos negócios, criando mercados e desestabilizando as formas tradicionais. Sendo a I.4.0 uma abordagem estratégica na integração de sistemas de controle avançados com tecnologia de internet, permitindo comunicação entre pessoas, máquinas, produtos e sistemas complexos, este artigo tem por finalidade, de forma inédita, avaliar o grau de maturidade das indústrias no setor de autopeças brasileiro em relação a essa revolução, utilizando e comparando o Método Monocritério OPM3/Likert e o Método Multicritério Promethee. Através deste estudo foi possível identificar que o setor se encontra em “nível inicial” em sua implementação e, complementarmente pelo método Promethee, foram identificadas ações para melhoria do grau de maturidade no setor, devido ao aumento na visibilidade dos resultados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.