ALGORITMO GENÉTICO SIMBIÓTICO PARA MINIMIZAR O NÚMERO DE OBJETOS PROCESSADOS E O SETUP DADO O NÚMERO MÁXIMO DE PILHAS ABERTAS NUM PROBLEMA DE CORTE DE ESTOQUE

Autores

  • Universidade Federal de São Paulo
  • Universidade Federal Fluminense
  • Unicamp

Resumo

 

Este trabalho apresenta um algoritmo genético simbiótico que, dado o número máximo de pilhas abertas, busca minimizar o número de objetos processados e o setup num problema de corte unidimensional. O algoritmo genético simbiótico pode gerar seus próprios padrões de corte através de um processo de simbiose entre duas populações distintas, soluções e padrões. Trabalhando com os dois objetivos na função de aptidão e com a relação simbiótica entre as duas populações, o método proposto obtém bons resultados quando comparado a outros métodos descritos na literatura. 

Palavras-Chaves: Problema de Corte de Estoque; Algoritmo Genético; Simbiose.

 

Biografia do Autor

, Universidade Federal de São Paulo

possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e realizou um estágio de pesquisa na Universidade de Sevilla (2010), todos com financiamento da FAPESP. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo, está diretor Acadêmico Pro-tempore do campus São José dos Campos da Unifesp,. Tem experiência na área de Matematica Aplicada e Computacional, com ênfase em Pesquisa Operacional, atuando principalmente nos seguintes temas: problemas de corte e empacotamento; otimização combinatória; não-linear e multi-objetivo.

, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Federal Fluminense.

, Unicamp

possui graduação em Ciencias da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1980) , mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1983) , mestrado em Engenharia Industrial e Sistemas pela Georgia Institute of technology (1989) e doutorado em Engenharia Industrial e Sistemas pela Georgia Institute of technology (1992) . Atualmente é Professor Livre-Docente da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia de Produção , com ênfase em Pesquisa Operacional. Atuando principalmente nos seguintes temas: Metodos de Pontos Interiores, Programacao Linear, Centros de Politopos, Programacao Nao-Linear. 

Downloads

Publicado

2010-10-13

Como Citar

Salles-Neto, L. L., Golfeto, R. R., & Moretti, A. C. (2010). ALGORITMO GENÉTICO SIMBIÓTICO PARA MINIMIZAR O NÚMERO DE OBJETOS PROCESSADOS E O SETUP DADO O NÚMERO MÁXIMO DE PILHAS ABERTAS NUM PROBLEMA DE CORTE DE ESTOQUE. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 2(3), 203–215. Recuperado de https://podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/57

Edição

Seção

Artigos