ANALISANDO O DESEMPENHO DA REMOÇÃO DE RUÍDOS DE UMA SÉRIE TEMPORAL DE VAZÃO DE AFLUENTES USANDO DBSCAN NA ABORDAGEM ANÁLISE ESPECTRAL SINGULAR
DOI:
https://doi.org/10.4322/PODes.2018.007Palavras-chave:
Remoção de Ruídos, Singular Spectrum Analysis, DBSCAN, Séries TemporaisResumo
O objetivo deste artigo é apresentar diferentes métodos para remoção de ruídos de séries temporais com o uso de Singular Spectrum Analysis (SSA) e verificar o desempenho da Clusterização Baseada em Densidade em Aplicações com Ruído (DBSCAN) perante os demais. Para este propósito foram utilizadas quatro abordagens na fase de agrupamento do método SSA: análise de componentes principais (ACP), análise de agrupamentos integrada com ACP, análise gráfica dos vetores singulares e DBSCAN. Adicionalmente, testes estatísticos foram realizados a fim de se obter evidências empíricas da existência de independência estatística e estacionariedade de segunda ordem na série temporal de ruídos removidos. Para ilustrar a aplicação dos métodos, considerou-se a série temporal de Vazão da Usina Hidrelétrica Governador Bento Munhoz, localizada na Bacia do Rio Paraná, Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.