PLANEJAMENTO DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO CONSIDERANDO AJUSTES NA TABELA DE HORÁRIOS E JANELAS DE TEMPO

Autores

  • Monize Sâmara Visentini Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Olinto Cesár Bassi de Araújo Universidade Federal de Santa Maria
  • Alberto Francisco Kummer Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4322/PODes.2019.003

Palavras-chave:

frota heterogênea, múltiplas garagens, demanda

Resumo

Propõe-se, neste trabalho, um modelo de otimização linear inteira para resolver o problema de
escalonamento de veículos com frota heterogênea e múltiplas garagens. São desenvolvidas duas
abordagens capazes de promover mudanças em uma tabela de horários já existente. A primeira, por
meio da aplicação de janelas de tempo, permite atrasar algumas viagens, buscando sincronizações. A
segunda possibilita a redistribuição da demanda de passageiros entre viagens com rotas compatíveis.
Ambas as abordagens podem ser experimentadas através de um resolvedor web, descrito neste
estudo. Realizaram-se testes computacionais com instâncias de 500 e 1000 viagens, considerando
cinco diferentes cenários. Cada cenário foi composto por três conjuntos de garagens e três conjuntos
de frotas. Os resultados indicam que as abordagens combinadas podem gerar economias de até 8%
nos custos do escalonamento dos veículos. Os resultados mais impactantes sugerem o agrupamento
de, aproximadamente, 25 viagens e um tempo médio de sincronização por janelas de tempo de 7
minutos para as instâncias de 1000 viagens.

Downloads

Publicado

2019-09-01

Como Citar

Sâmara Visentini, M., Bassi de Araújo, O. C., & Kummer Neto, A. F. (2019). PLANEJAMENTO DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO CONSIDERANDO AJUSTES NA TABELA DE HORÁRIOS E JANELAS DE TEMPO. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 11(1), 26–42. https://doi.org/10.4322/PODes.2019.003

Edição

Seção

Artigos