FERROGRÃO: IMPACTOS ECONÔMICOS E A LOCALIZAÇÃO ÓTIMA DO TERMINAL DE TRANSBORDO
DOI:
https://doi.org/10.4322/PODes.2018.008Palavras-chave:
Ferrogrão, Exportação de grãos, Programação linear, AgronegócioResumo
Dado a existência de uma demanda por soluções logísticas de menor custo por parte do agronegócio brasileiro, diversos projetos de infraestrutura têm sido elaborados. A Ferrogrão é um dos projetos atualmente discutidos, o qual está relacionado à construção de uma ferrovia entre os estados do Mato Grosso e Pará. O presente trabalho analisa os impactos econômicos deste projeto, baseado em um modelo de programação linear inteira mista. Os resultados indicam que o município de Sinop (MT) para a construção do terminal de transbordo dessa ferrovia é o que mais contribui para a redução dos custos de transporte entre os municípios produtores e centros consumidores. O trabalho mostra também, como contribuição para a literatura acadêmica, que o potencial de redução de custos de transporte com a presença da Ferrogrão é superior R$ 38,00 por tonelada de grãos exportada em cenários com capacidades operacionais irrestritas e que a área de influência dessa ferrovia se concentra nos municípios da região central do Estado. Adicionalmente, os resultados também evidenciam a necessidade de se aumentar a capacidade de exportação dos portos da região Norte do país, como forma de fomentar a utilização dessa infraestrutura.
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