COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DA ORGANIZAÇÃO: AVALIAÇÃO BASEADA NO MÉTODO ELECTRE TRI

  • André Felipe Corrêa Cervi Universidade de São Paulo - EESC/USP
  • Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti Universidade de São Paulo - EESC/USP
Palavras-chave: Competências essenciais, Métodos de decisão multicritério, Categorização, ELECTRE TRI

Resumo

A identificação das competências essenciais pode trazer uma série de benefícios para a organização. Esses benefícios compreendem a identificação de atividades passíveis de terceirização, construção e manutenção de vantagens competitivas, foco em atividades essenciais, entre outros. O objetivo desse trabalho é apresentar uma forma de avaliação das competências essenciais da organização estruturada e baseada em métodos de decisão multicritério. Para isso construiu-se um referencial teórico sobre competências essenciais e sobre o método de decisão multicritério ELECTRE TRI e também, um caso ilustrativo para entendimento do processo decisório. Os resultados mostram que o método ELECTRE TRI é adequado ao problema estudado, podendo auxiliar as organizações a realizarem avaliações de forma mais estruturada.

Biografia do Autor

André Felipe Corrêa Cervi, Universidade de São Paulo - EESC/USP
Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Carlos, São Paulo, Brasil.
Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti, Universidade de São Paulo - EESC/USP
Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Carlos, São Paulo, Brasil.
Publicado
22-08-2017
Como Citar
Cervi, A., & Carpinetti, L. (2017). COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DA ORGANIZAÇÃO: AVALIAÇÃO BASEADA NO MÉTODO ELECTRE TRI. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 9(2), 95-108. https://doi.org/10.4322/PODes.2017.008
Seção
Artigos