UMA METODOLOGIA PARA O DIMENSIONAMENTO DE FROTA DE REBOCADORES EM TERMINAIS PORTUÁRIOS: UMA APLICAÇÃO AO PORTO DO RIO GRANDE.
Resumo
Nesse trabalho é aplicada uma metodologia para encontrar o número adequado de rebocadores para atender ao Porto do Rio Grande, de modo a obter economia e satisfação dos clientes, fazendo uso da Técnica de Modelagem de Filas, utilizando o modelo chamado M/M/c. Foram realizados estudos e análises com os dados de entrada e saída dos navios referente ao ano de 2007, juntamente com o número de operações e solicitações de rebocadores também referente ao mesmo ano. No processo de modelagem empregado, é feita a suposição de que as chegadas de navios e o processo de atendimento dos mesmos obedecem, respectivamente, às distribuições de Poisson e Exponencial. A aplicação dessa metodologia leva à conclusão de que, para um período útil de 24 horas/dia de funcionamento do Porto, para os anos de 2010 e 2015, o tamanho de frota mais indicado para a situação em análise é de três rebocadores.
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