UM MODELO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA PARA OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS NA DESIGNAÇÃO DE ÁRBITROS PARA O CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL
DOI:
https://doi.org/10.4322/PODes.2017.002Resumo
Este trabalho apresenta um modelo de Programação Linear Inteira para a designação de árbitros para partidas em campeonatos de futebol. A função objetivo minimiza a distância total percorrida pelos árbitros e as restrições modelam as preferencias e normas definidas pelos responsáveis pela escala. O modelo foi testado com dados reais do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A de 2014 e os resultados mostram que, utilizando a proposta deste artigo, seria possível economizar até 38,25% na distância total percorrida pelos árbitros e, ainda, respeitar um limite máximo de duas partidas do mesmo árbitro para cada time e um total entre dezoito e vinte partidas por árbitro no campeonato. O modelo proposto pode ser adaptado para incorporar diferentes regras ou preferências ou, ainda, ser utilizado para escalas de árbitros em outros esportes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.