UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO MODELOS DE FILAS PARA ANALISAR SISTEMA DE CAIXAS DE SUPERMERCADOS
Resumo
Em um estudo anterior, mostrou-se por meio de análise estatística multivariada que o tempo de espera na fila de caixas de supermercados desempenha um papel importante para o nível de serviço dos clientes, baseando-se em um estudo de caso em uma empresa do setor. No presente trabalho, revisitam-se e aplicam-se alguns modelos analíticos de filas mais frequentemente utilizados na literatura para representar os sistemas de filas nos caixas de supermercados e estimar o tempo de espera dos clientes nas filas dos caixas, incluindo um modelo que considera possíveis trocas de filas pelos clientes, ocorrência comum na prática dos supermercados. Para analisar o desempenho desses modelos, um estudo de caso foi realizado na mesma empresa do estudo anterior. Comparando-se os resultados desses modelos com os observados numa amostra coletada no estudo de caso, identificou-se que o modelo que melhor representou o sistema real foi o modelo de filas com trocas e que ele pode ser útil para apoiar decisões na prática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.