AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA UTILIZANDO O MÉTODO MULTICRITÉRIO ELECTRE TRI-C
Resumo
A avaliação da qualidade dos cursos de graduação no Brasil é feita através do Conceito Preliminar de Cursos (CPC). Alguns autores destacam que o CPC apresenta problemas como a compensatoriedade, transformações e padronizações nas notas que podem promover distorções nos resultados finais. O objetivo do trabalho é propor uma nova metodologia para classificar os cursos de graduação. A metodologia foi aplicada nos cursos de Licenciatura em Matemática das Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. Os critérios e pesos de cada critério foram os mesmos utilizados pelo CPC. Para a definição das ações de referência foram definidos cinco intervalos proporcionais aos intervalos definidos na classificação feita pelo CPC. Os resultados mostraram que houve grande alteração na classificação dos cursos: 142 tiveram sua classificação alterada, dentre esses, 135 pioram suas classificações. Desses que pioraram, 48% foram alocados nas categorias com conceito ruim e muito ruim. A comparação dos resultados da metodologia proposta com a atual permitiu um olhar diferente sobre a avaliação dos cursos de graduação e a observação de que o desempenho nos critérios de alguns cursos não justifica sua classificação atual no CPC. A adesão da metodologia, apesar de difícil por alterar para pior a classificação de aproximadamente metade dos cursos, traria benefícios e a consequente melhoria da qualidade dos cursos formadores de professores de matemática do país, pois o ELECTRE TRI-C se mostrou mais exigente na qualificação dos cursos o que obrigaria as IES a melhorar seus desempenhos para conseguir conceitos melhores.
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