ANÁLISE DE EFICIÊNCIA BASEADA EM ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS, CLUSTERIZAÇÃO ESTÁTICA E COMPENSAÇÃO POR FATORES DE ESCALA: UM ESTUDO DE CASO NO PARQUE DE REFINO BRASILEIRO
Resumo
O objetivo deste artigo é a avaliar o desempenho operacional das principais refinarias do país. Para esse fim, aplicou-se uma metodologia destinada à análise de eficiência de unidades produtivas que operam em diferentes escalas de produção, que combina o modelo de Análise Envoltória de Dados para retornos constantes de escala, clusterização das unidades produtivas com o método K-means e compensação das diferenças de escala entre os clusters. Tal metodologia é uma forma alternativa de se lidar com diferenças na escala de operação das unidades produtivas, o que, dentro de um contexto DEA, geralmente, é realizado por meio do modelo para retornos variáveis de escala. Os resultados sugerem que a metodologia alternativa aumenta a discriminação entre as unidades produtivas avaliadas, em comparação à abordagem DEA tradicional, baseada no modelo para retornos variáveis de escala. Todavia, não há grande impacto nas ordenações finais das refinarias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.