UMA NOVA HEURÍSTICA PARA O PROBLEMA DE COBERTURA DE ARCOS APLICADO AOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO

Autores

  • Suvania Acosta de Oliveira Pureza Universidade Federal do Rio Grande
  • Elaine Corrêa Pereira Universidade Federal do Rio Grande
  • Catia Maria dos Santos Machado Universidade Federal do Rio Grande

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo, testar um novo algoritmo que utiliza resultados matemáticos da Teoria Espectral sobre o Problema de Cobertura de Arcos aplicado aos serviços de saneamento, mais especificamente na leitura de hidrômetros. A metodologia utilizada no desenvolvimento do trabalho foi dividida em três etapas. Na primeira etapa, foi realizada uma pesquisa de campo organizando os dados disponibilizados por uma empresa de saneamento. A segunda etapa foi caracterizada pela determinação das medianas e dos subsetores, a partir da determinação dos pontos em cada metade de trechos de quadra e nas interseções de ruas, cadastrados em um mapa georeferenciado. Finalmente, na terceira etapa, foram determinadas as rotas para cada subsetor. Foi desenvolvida uma ferramenta computacional que integra um algoritmo elaborado a partir de uma nova medida de centralidade, denominada de autovetor distância-peso (CADP) na determinação das medianas, do algoritmo de designação Gillet e Johnson e do algoritmo genético na determinação das rotas de cada subsetor. O aplicativo se mostrou flexível e permitiu a elaboração de mapas e a visualização das rotas em cada subsetor. O estudo da teoria espectral combinada com estudos em otimização combinatória, torna-se uma ferramenta a mais no auxílio da tomada de decisão.

Biografia do Autor

Suvania Acosta de Oliveira Pureza, Universidade Federal do Rio Grande

Suvania A. de Oliveira Pureza, Graduada em Matemática Licentura no ano de 2010 pela Universidade Federal do Rio Grande e mestre no curso de pós - graduação em Modelagem Computacional no ano de 2013, oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande .

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (1987). Especialista em Matemática (1997) e em Matemática Aplicada (1997) pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professora associado da Universidade Federal do Rio Grande e tem experiência docente e gestora na área educacional. Investiga os seguintes temas: ensino de matemática, modelagem matemática, formação docente e educação em ciências.

Catia Maria dos Santos Machado, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1985), especialização em Matemática e Matemática Aplicada (1997), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Prog. de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) na área de Transporte e Logística. Atualmente é Professor Associado I do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Otimização combinatória; programação linear, algoritmos baseados em teoria de grafos.

Downloads

Publicado

24-10-2016

Como Citar

Pureza, S. A. de O., Pereira, E. C., & Machado, C. M. dos S. (2016). UMA NOVA HEURÍSTICA PARA O PROBLEMA DE COBERTURA DE ARCOS APLICADO AOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 8(1), 1–19. Recuperado de https://podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/374

Edição

Seção

Artigos