MODELO PARA A GESTÃO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE PESQUISADORES: ILUSTRADO PARA UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
Resumo
O objetivo deste artigo foi desenvolver um modelo para a gestão de produções científicas de pesquisadores em um Programa de Pós-Graduação (PPG), auxiliando o decisor para compreender as oportunidades de aperfeiçoamento, as potencialidades e os esforços na Avaliação de Desempenho dos pesquisadores do programa. Diante dos desafios do contexto, optou-se por utilizar a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão com a abordagem Construtivista (MCDA-C) por permitir trabalhar com múltiplas variáveis qualitativas e quantitativas não bem conhecidas, dinâmicas onde prevalecem conflitos de interesses e quando os objetivos são difusos e competem entre si. Ao final desta pesquisa foi possível definir 41 indicadores e 4 objetivos estratégicos; desenvolver escalas ordinais (qualitativas) e escalas cardinais (quantitativas); integrar os aspectos por meio de taxas de compensação; e identificar ações para servir de apoio ao coordenador do programa para aprimorar o desempenho atual dos pesquisadores e a avaliação global do programa. Desta forma, conclui-se que o modelo construído permitiu ser personalizado pelo coordenador do PPG (decisor) e promoveu o entendimento do problema, além de materializar um processo dinâmico de aperfeiçoamento e aprendizagem. Também, demonstrou que a MCDA-C tem a característica de transformar uma condição adversa em um modelo controlado cientificamente, exemplificado pela geração de recomendações com base em variáveis numéricas as quais explicitam o impacto que as mesmas apresentarão se implementadas. Portanto, o modelo demonstrou ser uma relevante ferramenta de apoio à decisão sendo legitimada pelo decisor por sua proposta flexível e construtiva.
Palavras-Chave: Avaliação de desempenho, Produção científica, Pesquisa científica, MCDA-C, Performance de pesquisadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.