ANÁLISE MULTICRITÉRIO DE INDICADORES EMPRESARIAIS POR MEIO DA DRSA – DOMINANCE-BASED ROUGH SET APPROACH
Resumo
Este artigo mostra como extrair informações essenciais de um conjunto de indicadores empresariais financeiros e não financeiros, conduzindo a um melhor entendimento do desempenho das empresas. Para tanto, faz-se uso da Teoria dos Conjuntos Aproximativos e do princípio da Dominância. Tal uso justifica-se pela possibilidade da existência de dados imprecisos, levando à necessidade de tratamento analítico desta imprecisão, de modo a obter-se um conjunto essencial de informações efetivamente consistentes. A análise realizada teve como base a publicação “Exame Melhores e Maiores 2013” (Exame, 2013), das 500 (quinhentas) maiores empresas pelo ordenamento de vendas líquidas, de diferentes setores econômicos. Verificou-se que é possível estender a pesquisa aqui descrita considerando-se outros indicadores financeiros e não financeiros, com o intuito de se inferir padrões muitas vezes ocultos na análise de dados. Além disto, o estudo sinalizou a importância em se ampliar a análise de indicadores empresariais quando o objetivo é, por exemplo, produzir-se uma visão mais crítica para decisões de investimento, identificar o desempenho de prováveis competidores e obter tendências de mercado.
Palavras-Chave: Análise Multicritério; Desempenho Empresarial; Princípio da Dominância; Teoria dos Conjuntos Aproximativos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.