MOBILIDADE URBANA E TRANSPORTE PÚBLICO: MODELOS E PERSPECTIVAS A PARTIR DA PESQUISA OPERACIONAL

  • Everton da Silveira Farias Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Rio Grande do Sul-RS, Brasil. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Rio Grande do Sul-RS, Brasil.
  • Denis Borenstein Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Rio Grande do Sul-RS, Brasil.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir características dos modelos que tratam a Mobilidade Urbana e o Transporte Público em uma perspectiva mundial. A pesquisa bibliográfica foi realizada em importantes periódicos internacionais priorizando a aplicação da Pesquisa Operacional nos campos operacional, tático e estratégico para solução de problemas da Mobilidade Urbana. Ademais são apresentados trabalhos que incorporam aspectos de sustentabilidade ambiental aos sistemas de transporte urbano. Foram selecionados e analisados em profundidade 17 trabalhos, dos 61 pesquisados, em sua maioria artigos recentes. Esta pesquisa possibilitou identificar as principais características e a relevância destes trabalhos para o desenvolvimento de soluções para o transporte urbano, indicando oportunidades e necessidades de pesquisas neste campo de ampla aplicação prática para a Pesquisa Operacional.

Palavras-Chave: Mobilidade Urbana, Transporte Público, Pesquisa Operacional

 

Biografia do Autor

Everton da Silveira Farias, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Rio Grande do Sul-RS, Brasil. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Rio Grande do Sul-RS, Brasil.
Possui graduação em Administração com ênfase em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Administração na área de concentração de Sistemas de Informação e Apoio à Decisão pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do sul. Atualmente é aluno do Doutorado em Administração pela PPGA/UFRGS. Professor Assistente I na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Na área de ensino possui experiência profissional como Professor Substituto do Departamento de Ciências Administrativas da Escola de Administração da UFRGS e como de tutor do curso à distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) ministrando disciplinas e orientando trabalhos de conclusão de curso. Atuou durante nove anos no Grupo RBS desempenhando atividades na unidade de jornais. Desempenhou atividades nas áreas de logística, industrial e circulação. Durante esse período participou da elaboração de processos, controle orçamentário, planejamento financeiro e estratégico da unidade, assim como gestão de pessoas e resultados. Como experiência internacional estudou e trabalhou na Nova Zelândia. Desempenhou atividades na Talley's Frozen Ltd, maior grupo empresarial do ramo de vegetais e pescados congelados daquele país, atuando nas áreas de pack-out e na linha de produção da fábrica. Tem interesse de pesquisa na área de Pesquisa Operacional, Modelagem de Transportes, Engenharia Econômica e Planejamento da Produção e Logística
Denis Borenstein, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Rio Grande do Sul-RS, Brasil.
Possui graduação em Engenharia Naval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Pesquisa Operacional - University of Strathclyde, Escócia (1995). Realizou estágio de pós-doutorado no Department of Systems and Industrial Engineering, University of Arizona, no período de 10/2003 a 10/2004. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de Administração e Pesquisa Operacional aplicada (do inglês, "Management Science"), atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem e simulação de sistemas complexos, otimização combinatória, inteligência artificial aplicada, logística de contêineres, logística de transporte em tempo real, sistemas multi-agentes, desenvolvimento e validação de sistemas de apoio à decisao, business intelligence, desenvolvimento e aplicação de heurísticas, projeto e operação de sistemas avançados de manufatura.
Publicado
27-08-2014
Como Citar
Farias, E., & Borenstein, D. (2014). MOBILIDADE URBANA E TRANSPORTE PÚBLICO: MODELOS E PERSPECTIVAS A PARTIR DA PESQUISA OPERACIONAL. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 6(3), 385-409. Recuperado de https://podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/320
Seção
Artigos