UMA METODOLOGIA MULTICRITÉRIO BASEADA EM INFERÊNCIA FUZZY PARA CLASSIFICAÇÃO ABC DE ESTOQUES

Autores

  • Francisco Rodrigues Lima Junior Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé – UNIFEG, Guaxupé-MG, Brasil.
  • André Felipe C. Cervi Universidade de São Paulo – USP/EESC, São Paulo-SP, Brasil
  • Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti Universidade de São Paulo – USP/EESC, São Paulo-SP, Brasil

Resumo

Em organizações de manufatura, a classificação de estoques permite tratar matérias-primas, componentes em processo e produtos acabados de maneira diferenciada, conduzindo à minimização de desperdícios e à aplicação racional de recursos em armazenagem. Este estudo propõe uma nova abordagem multicritério para classificação de estoques baseada em inferência fuzzy e classificação ABC. A aplicação em uma indústria de cabos de transmissão e uma análise de sensibilidade do sistema de inferência demonstram a adequação desta proposta para lidar com a classificação de estoques. Uma comparação com outros métodos usados na classificação de estoques evidencia as vantagens de uso de sistemas de inferência fuzzy.

Palavras-Chave: Classificação de estoques; Inferência fuzzy; Tomada de decisão multicritério.

 

Biografia do Autor

Francisco Rodrigues Lima Junior, Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé – UNIFEG, Guaxupé-MG, Brasil.

Francisco Rodrigues Lima Junior, Engenheiro de produção com ênfase em software formado pela Universidade Estadual de Maringá-PR, com mestrado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, onde atualmente cursa seu doutorado. Trabalhou em projetos acadêmicos e de consultoria nas áreas de gestão da produção, gestão de resíduos e gestão de fornecimento. Atualmente pesquisa o uso de lógica fuzzy e redes neurais artificiais em problemas de medição e predição de desempenho.

Downloads

Publicado

2014-08-27

Como Citar

Lima Junior, F. R., Cervi, A. F. C., & Carpinetti, L. C. R. (2014). UMA METODOLOGIA MULTICRITÉRIO BASEADA EM INFERÊNCIA FUZZY PARA CLASSIFICAÇÃO ABC DE ESTOQUES. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 6(3), 343–366. Recuperado de https://podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/312

Edição

Seção

Artigos