ABORDAGEM MULTICRITÉRIO E LÓGICA FUZZY PARA PRIORIZAÇÃO DE PORTFÓLIO DE PRODUTOS EM UM SISTEMA AGROINDUSTRIAL

  • Ciro Jardim Figueiredo Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife – PE, Brasil
  • Milton Helio Lima da Silva Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém – PA, Brasil

Resumo

Em diversas situações que envolvem múltiplas escolhas existe a necessidade de tomar algum tipo de decisão. Então, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma proposta multicritério associando duas diferentes abordagens para um caso de tomada de decisão em uma ambiente agroindustrial. Um modelo usando o método PROMETHEE I e Lógica Fuzzy foram usados para ordenar o conjunto de alternativas de produtos desenvolvidos com base em óleo essencial retirado de uma espécie vegetal encontrada na amazônia. Um agente de decisão participou diretamente do processo, fornecendo as informações requisitadas pela proposta desenvolvida. Ao final, foi gerado uma ordenação das alternativas e que atenderam as necessidades impostas pelos critérios usados no problema.

Palavras-chave: Apoio à decisão; Agroindústria; Bioprodutos.

 

 

Biografia do Autor

Ciro Jardim Figueiredo, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife – PE, Brasil
tualmente é Mestrando em Engenharia de Produção, Área de Concentração em Pesquisa Operacional, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Graduado em Engenharia de Produção, pelo Centro Universitário do Pará - CESUPA onde atuou como membro efetivo do grupo de pesquisas em Gestão Estratégica de Decisões e monitor das disciplinas de Estatística I e II e Pesquisa Operacional I. Foi bolsista PIBIC/CNPq pelo Museu Paraense Emilio Goeldi, onde desenvolveu estudos sobre o Planejamento e Controle da Produção em um Sistema Agroindustrial, além da aplicação modelos de Decisão Multicritério no referido sistema. Tem interesse nos seguintes assuntos: Decisão Multicritério, Inteligência Artificial e Gerenciamento de Projetos.
Milton Helio Lima da Silva, Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém – PA, Brasil
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1984), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é pesquisador associado - Museu Paraense Emílio Goeldi. Tem experiência na área de Botânica econômica, com ênfase em Etnobotânica, atuando principalmente nos seguintes temas: óleos essenciais, fitotecnia, botânica econômica, plantas aromáticas e implantação de processos agroindústriais é bolsista de produtividade e desenvolvimento tecnológico do CNPq.
Publicado
25-05-2014
Como Citar
Figueiredo, C., & da Silva, M. (2014). ABORDAGEM MULTICRITÉRIO E LÓGICA FUZZY PARA PRIORIZAÇÃO DE PORTFÓLIO DE PRODUTOS EM UM SISTEMA AGROINDUSTRIAL. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 6(2), 226-242. Recuperado de https://podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/294
Seção
Artigos