ESTUDO DE HEURISTICAS PARA O ROTEAMENTO URBANO DE VEICULOS

Autores

  • Universidade Federal Fluminense
  • Universidade Federal Fluminense

Resumo

O roteamento de veículos em áreas urbanas coloca-se como um dos principais problemas da área de logística. Esse alto nível de complexidade deve-se a multiplicidade de restrições que devem ser consideradas para este tipo de problema e ao impacto gerado em custos no momento em que o roteamento de veículos mostra-se pouco eficiente. Esse estudo desenvolve uma análise comparativa em relação às heurísticas alternativas para roteamentos de frotas de veículos normalmente usadas como apoio à decisão em logística de distribuição em regiões metropolitanas de média e grande complexidade. O estudo tem como objetivo contribuir com análises que permitirão uma melhor compreensão do problema de roteamento em áreas urbanas e verificar em que cenários as alternativas de roteamento adaptam-se melhor quando levados em consideração fatores como custos de transporte e produtividade da frota. Essa comparação foi realizada sobre um grupo de instâncias criadas a partir de dados reais de uma empresa varejista atuante na cidade do Rio de Janeiro. São propostos uma heurística construtiva e dois algoritmos de buscas locais para aperfeiçoamento das soluções obtidas por esta heurística. Finalmente, e feita uma análise comparativa entre todas essas possíveis abordagens.

Biografia do Autor

, Universidade Federal Fluminense

Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção

Área de Logística, Apoio à Decisão e Sistemas

Downloads

Publicado

08-09-2009

Como Citar

Marco Antônio, & Davidson Almeida. (2009). ESTUDO DE HEURISTICAS PARA O ROTEAMENTO URBANO DE VEICULOS. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 1(3). Recuperado de https://podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/26

Edição

Seção

Artigos