ESTUDO DE HEURISTICAS PARA O ROTEAMENTO URBANO DE VEICULOS
Resumo
O roteamento de veículos em áreas urbanas coloca-se como um dos principais problemas da área de logística. Esse alto nível de complexidade deve-se a multiplicidade de restrições que devem ser consideradas para este tipo de problema e ao impacto gerado em custos no momento em que o roteamento de veículos mostra-se pouco eficiente. Esse estudo desenvolve uma análise comparativa em relação às heurísticas alternativas para roteamentos de frotas de veículos normalmente usadas como apoio à decisão em logística de distribuição em regiões metropolitanas de média e grande complexidade. O estudo tem como objetivo contribuir com análises que permitirão uma melhor compreensão do problema de roteamento em áreas urbanas e verificar em que cenários as alternativas de roteamento adaptam-se melhor quando levados em consideração fatores como custos de transporte e produtividade da frota. Essa comparação foi realizada sobre um grupo de instâncias criadas a partir de dados reais de uma empresa varejista atuante na cidade do Rio de Janeiro. São propostos uma heurística construtiva e dois algoritmos de buscas locais para aperfeiçoamento das soluções obtidas por esta heurística. Finalmente, e feita uma análise comparativa entre todas essas possíveis abordagens.
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