UM PROBLEMA DE CORTE DE ESTOQUE MULTIOBJETIVO

Autores

  • Luiz Leduino Salles-Neto Universidade Federal de São Paulo – USP, São Paulo-SP, Brasil
  • Silvio Araujo Universidade Estadual Paulista – UNESP, São José do Rio Preto-SP, Brasil
  • Rodrigo Golfeto Equus Group, LLC., São Paulo, Brasil

Resumo

Neste trabalho, estuda-se o problema de corte de estoque unidimensional que consiste em cortar um conjunto de objetos disponíveis em estoques, para produzir uma demanda de itens menores de forma a otimizar uma determinada função objetivo que, neste trabalho é composta por três objetivos distintos: minimização do número de objetos processados (matéria-prima), minimização do número de diferentes padrões de corte (tempo de preparação da máquina), minimização do número de ciclos de serra (otimização da produtividade da serra). Para a resolução deste problema complexo foi adaptado um algoritmo genético simbiótico proposto na literatura. Alguns resultados teóricos e computacionais são apresentados.

PALAVRAS-CHAVE: Problema de Corte de Estoque, Otimização Multiobjetivo, Algoritimo Genético Simbiótico

 

Biografia do Autor

Luiz Leduino Salles-Neto, Universidade Federal de São Paulo – USP, São Paulo-SP, Brasil

possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e realizou um estágio de pesquisa na Universidade de Sevilla (2010), todos com financiamento da FAPESP. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo, está diretor Acadêmico Pro-tempore do campus São José dos Campos da Unifesp,. Tem experiência na área de Matematica Aplicada e Computacional, com ênfase em Pesquisa Operacional, atuando principalmente nos seguintes temas: problemas de corte e empacotamento; otimização combinatória; não-linear e multi-objetivo.

Silvio Araujo, Universidade Estadual Paulista – UNESP, São José do Rio Preto-SP, Brasil

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), graduação em Administração de Empresas pela Instituição Toledo de Ensino (1996), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (parte na University of the West of England) (2003) e pos doutorado pela London Business School (2009) e é livre-docente em Otimização Linear Inteira. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de São José do Rio Preto. Tem experiência nas áreas de Matemática Aplicada e Engenharia de Produção, com ênfase em Otimização, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e programação da produção, problemas de dimensionamento de lotes integrados, problemas de corte e empacotamento, programação linear, programação inteira mista, métodos exatos e heurísticos.

Rodrigo Golfeto, Equus Group, LLC., São Paulo, Brasil

Analista de modelagem da empresa 

Equus Group, LLC.

Downloads

Publicado

2014-05-23

Como Citar

Salles-Neto, L. L., Araujo, S., & Golfeto, R. (2014). UM PROBLEMA DE CORTE DE ESTOQUE MULTIOBJETIVO. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 6(2), 183–201. Recuperado de https://podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/247

Edição

Seção

Artigos