CONSTRUÇÃO DE CARTA DE CONTROLE PARA AVALIAÇÃO DA SIGNIFICÂNCIA DOS DESVIOS ENTRE CORREÇÕES MANUAIS E ELETRÔNICAS EM MEDIÇÕES DE VOLUME DE GNV FATURADO
Resumo
O presente artigo tem por finalidade apresentar uma metodologia para avaliação da significância dos desvios entre os faturamentos resultantes de medições de volume de gás natural com correção eletrônica e medições com correção manual por cálculo da temperatura, pressão e compressibilidade em medidores de gás, tipo rotativo, instalados em postos de distribuição de GNV. A metodologia proposta visa dar suporte às investigações sobre os eventuais desvios encontrados nas medições com correção manual e eletrônica que podem ser decorrentes de problemas na calibração dos medidores e corretores ou de possíveis interferências externas. Para ilustrar a aplicação da metodologia proposta, a mesma foi aplicada na análise das séries históricas de faturamento mensal, segundo as correções manual e eletrônica, de um conjunto de postos selecionados.
Palavras-chave: GNV, postos de abastecimento, erros de medição, estatística, controle de qualidade
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.