CORRELAÇÃO ENTRE AS VARIÁVEIS DA PESQUISA COM MATERIAIS E PROCESSOS DE BAIXO IMPACTO AMBIENTAL NO DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE CALÇADOS
Resumo
O Estado do Rio Grande do Sul é um importante produtor e exportador de calçados no Brasil, tendo sido o berço da indústria calçadista Brasileira. Este setor representa uma indústria de tecnologia simples, com o uso de mão de obra intensiva, sendo organizado em função de sua cadeia produtiva, o que torna o setor competitivo em nível internacional. Estas características são ideais para indústrias coureiro-calçadistas de países em desenvolvimento, num contexto de mercado globalizado. Este trabalho realiza um levantamento de tecnologias emergentes neste setor e que apresentam baixo impacto ambiental e pesquisa através de um questionário, as variáveis que controlam a aplicação destas tecnologias e as correlações entre estas variáveis. Foi escolhida uma pesquisa simplificada pela praticidade do instrumento, que facilita a transmissão de conhecimentos de gerentes, técnicos e acionistas de empresas do setor coureiro-calçadista para todo o universo considerado. O conhecimento científico esta abaixo das necessidades para evitar danos ao meio ambiente a longo prazo ainda mais em um contexto de uma sociedade globalizada e consumidora. A correlação entre o conhecimento sobre o assunto e as chances de uso comercial imediato é baixa como se poderia esperar. Sem conhecer o assunto não se pode avaliar a chance de uso comercial. A correlação mais elevada foi entre a chance de uso comercial e o impacto sobre os produtos. Quanto maior o nível de conhecimento sobre determinada tecnologia emergente, melhor a avaliação que se faz sobre o impacto que esta tecnologia, seja em materiais ou processos, terá sobre o produto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.