PROGRAMAÇÃO POR METAS E ANÁLISE POR ENVOLTÓRIA DE DADOS NA AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE PLANTAS MUNDIAIS DE MANUFATURA
Resumo
O mercado mundial de peças para automóveis é tipicamente caracterizado pela presença marcante de fornecedores globais. Estes são continuamente pressionados a reduzir os custos, a aumentar a produtividade e a competitividade. Neste contexto este trabalho visa avaliar a eficiência de plantas industriais do segmento de autopeças, localizadas em diversos Países. A aplicação de modelos com múltiplos objetivos da Programação por Metas e da Análise por Envoltória de Dados identificaram quais são as plantas industriais eficientes, e desta forma, auxiliando na tomada de decisão gerencial.
Palavras-Chave: Otimização Multiobjetivo, Programação por Metas, Análise Envoltória de Dados, Eficiência, Segmento de Autopeças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.