OTIMIZAÇÃO ESTOCÁSTICA COM MÚLTIPLOS OBJETIVOS E SIMULAÇÃO DE MONTE CARLO NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE VENDAS
Resumo
As micros, pequenas e médias empresas são importantes no cenário macroeconômico do Brasil. Desta forma, é interessante a adoção de métodos científicos no auxílio à solução de seus problemas visando ao seu fortalecimento. A Otimização Estocástica com Múltiplos Objetivos (OEMO) e a Simulação de Monte Carlo (SMC) são ferramentas robustas para auxiliar na tomada de decisões gerenciais. Neste trabalho a OEMO e a SMC são utilizadas para desenvolver estratégias e políticas de vendas para uma empresa do mercado varejista de vestuário. Uma aplicação real gerou resultados interessantes, uma vez que possibilitou indicar políticas ótimas de vendas para vários cenários, e melhorando a competitividade e lucratividade da empresa.
Palavras-chave: Tomada de Decisões Gerenciais, Simulação de Monte Carlo, Otimização Estocástica Multiobjetivo, Micro, Média e Pequena Empresas.
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