OTIMIZAÇÃO ESTOCÁSTICA COM MÚLTIPLOS OBJETIVOS E SIMULAÇÃO DE MONTE CARLO NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE VENDAS

Autores

  • Aneirson Francisco Silva Universidade Estadual Paulista (UNESP-FEG), Guaratinguetá – SP, Brasil
  • Maria de Fátima Ferreira da Silva Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI), Itajubá – SP, Brasil
  • Fernando Augusto Silva Marins Universidade Estadual Paulista (UNESP-FEG), Guaratinguetá – SP, Brasil

Resumo

As micros, pequenas e médias empresas são importantes no cenário macroeconômico do Brasil. Desta forma, é interessante a adoção de métodos científicos no auxílio à solução de seus problemas visando ao seu fortalecimento. A Otimização Estocástica com Múltiplos Objetivos (OEMO) e a Simulação de Monte Carlo (SMC) são ferramentas robustas para auxiliar na tomada de decisões gerenciais. Neste trabalho a OEMO e a SMC são utilizadas para desenvolver estratégias e políticas de vendas para uma empresa do mercado varejista de vestuário. Uma aplicação real gerou resultados interessantes, uma vez que possibilitou indicar políticas ótimas de vendas para vários cenários, e melhorando a competitividade e lucratividade da empresa.

Palavras-chave: Tomada de Decisões Gerenciais, Simulação de Monte Carlo, Otimização Estocástica Multiobjetivo, Micro, Média e Pequena Empresas.

 

Biografia do Autor

Aneirson Francisco Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP-FEG), Guaratinguetá – SP, Brasil

professor das disciplinas de engenharia econômica e simulação de sistemas.

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Publicado

2013-11-08

Como Citar

Silva, A. F., da Silva, M. de F. F., & Marins, F. A. S. (2013). OTIMIZAÇÃO ESTOCÁSTICA COM MÚLTIPLOS OBJETIVOS E SIMULAÇÃO DE MONTE CARLO NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE VENDAS. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 6(1), 35–53. Recuperado de https://podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/207

Edição

Seção

Artigos