SEGURANÇA DE SOFTWARE: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Autores

  • Leonardo Corrêa Chaves Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis – SC
  • Leonardo Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis – SC
  • Sandra Rolim Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis – SC
  • Sandra Mara Iesbik Valmorbida Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis – SC
  • Keyla Junko Shinohara Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis – SC

Resumo

Os sistemas de apoio à decisão estão presentes em diferentes contextos para auxiliar os decisores em ambientes complexos de trabalho. Esses sistemas podem ser automatizados através de softwares para dar agilidade às decisões, cuidando que os dados sejam  protegidos, para evitar que sejam corrompidos, perdidos ou extraviados. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa, de natureza exploratória, é construir um modelo singular para avaliar o desempenho da segurança de um software específico, através da percepção do próprio decisor. Assim, para que o objetivo fosse cumprido, utilizou-se a metodologia Multicritério de Apoio à Decisão – Construtivista (MCDA-C). Ao final, diagnosticou-se que alguns pontos precisavam ter o desempenho melhorado, como: protocolo de segurança, criptografia de senha, agendamento de backups, distância entre o servidor e os backups, rastreabilidade dos dados e recuperação dos dados. Implantando-se as ações de aperfeiçoamento propostas para esses pontos, obteve-se uma melhora no desempenho global de segurança de 70 pontos para 95 pontos.

Palavaras-Chave: Segurança de Software, MCDA-C, Avaliação de desempenho, Gestão.

 

Biografia do Autor

Leonardo Corrêa Chaves, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis – SC

Leonardo Chaves é graduado em Ciência da Computação e Administração. Já trabalhou com desenvolvimento de Sistemas e na ára gerencial. Atualmente é aluno regular do programa de Pós-Graduação em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Leonardo Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis – SC

LEONARDO ENSSLIN concluiu o doutorado em Engenharia Industrial e Sistemas na University of Southern California em 1974. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Do ano 2000 em diante publicou mais de 12 artigos em periódicos internacionais especializados e mais de 30 artigos em periódicos nacionais e possui mais de 40 trabalhos apresentados em Congressos e Seminários. Publicou neste período 12 capítulos de livro e 3 livros. Participou do aperfeiçoamento e ou desenvolvimento de mais de 6 produtos tecnológicos. Orientou, em sua carreira, mais de 80 dissertações de Mestrado e 20 teses de doutorado e Co-orientou mais de 12 teses de doutorado. Recebeu 6 prêmios e/ou homenagens. Atualmente Coordena no LabMCDA-UFSC 3 projetos de Pesquisa na Área de Avaliação de Desempenho e Apoio à Decisão, envolvendo 5 docentes e cerca de 20 doutorandos e mestrandos.

Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis – SC

Possui graduação em Ciência Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas (1991), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC/UFSC) e professora adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Contabilidade e Engenharia de Produção, com ênfase em Ativos Intangíveis e Modelos Multicritérios (apoio á decisão), atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia multicritério de apoio à decisão (MCDA-C), apoio à decisão, avaliação de desempenho organizacional, capital intelectual, ativos intangíveis e pesquisa em contabilidade.

Downloads

Publicado

30-04-2013

Como Citar

Chaves, L. C., Ensslin, L., Ensslin, S. R., Valmorbida, S. M. I., & Shinohara, K. J. (2013). SEGURANÇA DE SOFTWARE: UMA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 5(2), 136–171. Recuperado de https://podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/201

Edição

Seção

Artigos