OTIMIZAÇÃO ECONÔMICA, SOB CONDIÇÕES DE RISCO, PARA AGRICULTORES FAMILIARES DAS REGIÕES NORTE E NOROESTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Resumo
O objetivo deste trabalho foi obter, através do uso da programação linear, sistemas de produção agrícola capazes de otimizar os recursos de agricultores familiares das regiões Norte e Noroeste Fluminense. Foram estudados agricultores pertencentes aos grupos A, C e D do PRONAF, dos quais foram obtidas as informações sobre dotação dos recursos e sobre custos e margens brutas. Quando desconsiderados os riscos de preço, o cultivo da goiaba destacou-se como a melhor opção para otimização dos recursos e geração de renda. Quando considerados os riscos de redução nos preços, através do modelo MOTAD, concluiu-se que sistemas de produção envolvendo o cultivo simultâneo de maracujá e goiaba, principalmente, propiciariam redução dos riscos, sem grave comprometimento da renda gerada. Constatou-se, ainda, que os recursos do PRONAF contribuíram para elevar o uso da terra, aumentar o retorno das atividades e para a contratação de trabalhadores adicionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.