APLICAÇÃO DE UM MÉTODO DE GERAÇÃO DE AGRUPAMENTOS, BASEADO NO PROBLEMA DO CAIXEIRO VIAJANTE, PARA SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

Autores

  • Camilo Brandão de Resende Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
  • Rodrigo Arnaldo Scarpel Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Resumo

Os métodos aplicados a geração de agrupamentos são usados em diversas áreas do conhecimento para categorizar entidades em grupos homogêneos. Alguns exemplos aparecem em mineração de dados, onde a organização de grandes grupos de dados torna a análise estatística mais fácil e eficiente e em reconhecimento de padrões. O objetivo deste trabalho é aplicar um método de geração de agrupamentos, baseado no problema do caixeiro viajante, em que o número ideal de agrupamentos é determinado de forma automática, não necessitando, por parte do analista, nenhum critério subjetivo para sua determinação, conforme verificado nos métodos tradicionais, na criação de agrupamentos de respondentes para segmentação de mercado.

Palavras-chave: geração de agrupamentos, problema do caixeiro viajante, número ideal de agrupamentos.

Downloads

Como Citar

Resende, C. B. de, & Scarpel, R. A. (2011). APLICAÇÃO DE UM MÉTODO DE GERAÇÃO DE AGRUPAMENTOS, BASEADO NO PROBLEMA DO CAIXEIRO VIAJANTE, PARA SEGMENTAÇÃO DE MERCADO. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 3(3), 186–200. Recuperado de https://podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/171

Edição

Seção

Artigos