LOCALIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS EM GUARATIBA, RIO DE JANEIRO, USANDO CRITÉRIOS DE ACESSIBILIDADE

Autores

  • Nelio Domingues Pizzolato PUC-Rio
  • Rafael Menezes PUC/Rio

Resumo

O objetivo do trabalho consiste em estudar a distribuição espacial das escolas de ensino básico no bairro de Guaratiba - Rio de Janeiro, avaliando a distribuição atual e projetando a localização ideal de novas escolas para os horizontes de 2015 e 2020, em função das previsões de crescimento demográfico na região. Para esses fins, foram adotadas metodologias tradicionais baseadas na p-mediana, conjugadas com a utilização da ferramenta ArcGis Network Analyst para identificar as distâncias reais, medidas pelas vias efetivamente disponíveis, entre as residências dos alunos e as escolas existentes ou propostas. Essa ferramenta possibilita a identificação de faixas de acessibilidade ao redor das escolas municipais para distâncias consideradas ideais. A região estudada é aquela que mais cresce na cidade do Rio de Janeiro, prevalecendo a população de baixa renda, fortemente dependente do apoio público, em especial na questão do ensino. Este trabalho busca diagnosticar os problemas que se colocam atualmente, e antecipar os que deverão ocorrer nos citados horizontes de 2015 e 2020.

Palavras-Chaves: ArcGis Network Analyst, Localização de escolas, Guaratiba, modelo da p-mediana.

 

 

 

Downloads

Publicado

2013-01-16

Como Citar

Pizzolato, N. D., & Menezes, R. (2013). LOCALIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS EM GUARATIBA, RIO DE JANEIRO, USANDO CRITÉRIOS DE ACESSIBILIDADE. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 5(1), 71–83. Recuperado de https://podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/162

Edição

Seção

Artigos