LOCALIZAÇÃO DE SHOPPING CENTER DE VIZINHANÇA, ESTUDO DE CASO: BARRA DA TIJUCA, RIO DE JANEIRO/RJ

Autores

  • UFF
  • PUC/Rio e UFF

Resumo

Estudos de localização de facilidades aplicados a serviços de saúde, redes de ensino, segurança e outros variados tipos serviços públicos têm sido realizados, baseados no modelo da p-mediana, mas não temos registros de estudos de localização de Shopping Centers. Este trabalho estuda a localização daqueles denominados de Vizinhança, direcionados às pequenas compras de rotina, usando igualmente o mesmo modelo da p-mediana, mas justifica sua utilização. Um estudo de caso ilustra o modelo, centrado no bairro Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro/RJ. Diante das particularidades geográficas da região, e com vistas à validação prática do estudo, foi empregada uma metodologia heurística específica. O estudo propõe a existência de seis Shopping Centers de Vizinhança e sugere os pontos ideais para suas instalações. O estudo também justifica as contradições econômicas observadas hoje nestes empreendimentos, que entendemos como conseqüências da falta de políticas normativas.

Biografia do Autor

, UFF

Marcelo Rozental é formado em Engenharia Civil pela PUC/Rio e tem o mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil pela UFF

, PUC/Rio e UFF

Mestrado em Engenharia de Produção pela PUC/Rio; Doutorado em Business Administration pela UNC, Chapel Hill; Professor Associado da PUC/Rio e Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFF.

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Publicado

2009-09-08

Como Citar

Rozental, M., & Pizzolato, N. D. (2009). LOCALIZAÇÃO DE SHOPPING CENTER DE VIZINHANÇA, ESTUDO DE CASO: BARRA DA TIJUCA, RIO DE JANEIRO/RJ. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 1(3). Recuperado de https://podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/16

Edição

Seção

Artigos