LOCALIZAÇÃO DE SHOPPING CENTER DE VIZINHANÇA, ESTUDO DE CASO: BARRA DA TIJUCA, RIO DE JANEIRO/RJ
Resumo
Estudos de localização de facilidades aplicados a serviços de saúde, redes de ensino, segurança e outros variados tipos serviços públicos têm sido realizados, baseados no modelo da p-mediana, mas não temos registros de estudos de localização de Shopping Centers. Este trabalho estuda a localização daqueles denominados de Vizinhança, direcionados às pequenas compras de rotina, usando igualmente o mesmo modelo da p-mediana, mas justifica sua utilização. Um estudo de caso ilustra o modelo, centrado no bairro Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro/RJ. Diante das particularidades geográficas da região, e com vistas à validação prática do estudo, foi empregada uma metodologia heurística específica. O estudo propõe a existência de seis Shopping Centers de Vizinhança e sugere os pontos ideais para suas instalações. O estudo também justifica as contradições econômicas observadas hoje nestes empreendimentos, que entendemos como conseqüências da falta de políticas normativas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.