UM MÉTODO HEURÍSTICO CONSTRUTIVO PARA O PROBLEMA DA GRADE HORÁRIA ESCOLAR

Autores

  • Eder Oliveira Abensur Universidade Federal do ABC - UFABC
  • Rafael Cavalcante de Oliveira Universidade Federal do ABC - UFABC

Resumo

A confecção manual da grade horária de uma instituição de ensino é uma complexa e árdua tarefa, que pode exigir vários dias de trabalho de muitos profissionais. Esta tarefa torna-se tanto mais difícil quanto maiores forem os conflitos de alocação da demanda (alunos, turmas, horários) com os recursos existentes (professores, salas de aula, laboratórios). Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta computacional, baseada em técnica heurística, para suporte às tarefas de elaboração da grade horária dos cursos de engenharia de uma universidade. Os testes mostram que o procedimento heurístico proposto proporciona rápidos e bons resultados. O software foi desenvolvido em linguagem Visual Basic e registrado em conformidade com a lei brasileira de propriedade intelectual (Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI).

Palavras-chave: Grade Horária Escolar, Heurística Construtiva, Algoritmos Genéticos

Downloads

Publicado

2012-06-22

Como Citar

Abensur, E. O., & de Oliveira, R. C. (2012). UM MÉTODO HEURÍSTICO CONSTRUTIVO PARA O PROBLEMA DA GRADE HORÁRIA ESCOLAR. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 4(2), 230–248. Recuperado de https://podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/158

Edição

Seção

Artigos