APLICAÇÃO DE CARTAS DE CONTROLE E OUTRAS TÉCNICAS DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA NA ÁREA DE SEGURANÇA DO TRABALHO: AVALIAÇÃO DE TAXAS DE ACIDENTES USANDO O ROAD MAP SEIS SIGMA
Resumo
A integração do método Seis Sigma à gestão de SMS pode levar ao aprofundamento da gestão científica dos processos e utiliza como base os procedimentos, as ferramentas, a cultura e o valor SMS já existentes nas organizações. Este artigo apresenta uma proposta de Road Map Seis Sigma e sua aplicação na análise da taxa de acidentes denominada TART (Taxa de Acidentes Registráveis Típicos) em uma Unidade de Exploração e Produção (E&P) off-shore de uma empresa de energia. A TART da freqüência e gravidade dos acidentes é avaliada para os anos 2005 e 2007 através das ferramentas carta de controle U, intervalos de confiança, teste de hipóteses e gráficos boxplot. Os resultados da análise demonstram melhoria estatisticamente significante da TART entre estes anos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.