PROCEDIMENTOS DE REGRESSÃO ROBUSTA PARA O ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE PRODUTIVIDADE E CONFORTO TÉRMICO

Autores

  • Erivaldo Lopes de Souza Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, CT, UFPB
  • Tatianne Barros Marinho Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, CT, UFPB
  • Roberta de Lourdes Silva dos Santos Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, CT, UFPB
  • Priscila Elida de Medeiros Vasconcelos Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, CT, UFPB
  • Dácio L. Camerino Instituto Federal de Alagoas
  • Luiz Bueno da Silva Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, CT, UFPB

Resumo

Este artigo apresenta, a partir de um determinado conjunto de procedimentos de regressão robusta, encontrar o melhor modelo, a partir da análise do resíduo e do p-value de cada estimador, que explique a relação entre o IBUTG e a produtividade dos operários durante a etapa de aplicação de revestimentos cerâmicos em edificações no litoral da cidade de Maceió, Alagoas, Brasil. Os estimadores MQ, M e LTS possuem valores residuais bem próximos e ínfimos, sendo os métodos de Regressão Robusta mais adequados para verificar o quanto a Produtividade é alterada se o IBUTG, a cada hora, aumentar em torno de 1?C.

Palavras-chave: Estimadores, Regressão Robusta, Ergonomia Experimental, IBUTG, Produtividade

Biografia do Autor

Erivaldo Lopes de Souza, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, CT, UFPB

Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Atualmente é aluno do mestrado em Engenharia de Produção da UFPB. Desenvolve pesquisa na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional.

Tatianne Barros Marinho, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, CT, UFPB

Tecnóloga em Automação Industrial pelo IFPB e atualmente aluna do Curso de Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB e participante, como bolsista, do grupo de pesquisa Conforto, Eficiência e Segurança no Trabalho - CESET. O mesmo encontra-se cadastrado no CNPq e atua principalmente nos seguintes temas: acidente de trabalho, análise de componentes principais, indicadores pró-ativos e relação entre conforto acústico e inteligibilidade da fala.

Roberta de Lourdes Silva dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, CT, UFPB

Possui Licenciatura e Bacharelado em Matemática pelo Centro Universitário de João Pessoa (2002/2003). Atualmente, é aluna do Mestrado em Engenharia de Produção da UFPB e do Bacherelado em Estatística da UFPB. Participa do Grupo de Pesquisa Conforto, Eficiência e Segurança no Trabalho - CESET, coordenado pelo Professor Luiz Bueno da Silva.

Priscila Elida de Medeiros Vasconcelos, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, CT, UFPB

Possui Graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Atualmente é aluna do mestrado em Engenharia de Produção da UFPB. Desenvolve pesquisa na área de Ergonomia, com ênfase em Conforto Térmico.

Dácio L. Camerino, Instituto Federal de Alagoas

Mestre em Engenharia de Produção na Universidade Federal da Praraíba, atualmente é professor do Instituto Federal de Alagoas

Luiz Bueno da Silva, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, CT, UFPB

Luiz Bueno da Silva fez seu pós-doutorado junto ao PPGEP da Universidade Federal de Pernambuco em 2009; e o doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2001. É Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal da Paraíba. Coordena o Programa de Pós-Graduação de Engenharia de Produção da UFPB (2009-2011 e 2011-2013). É líder do grupo de pesquisa Conforto, Eficiência e Segurança no Trabalho (CESET); é editor da Revista CESET, ISSN 1807-7889. Atua na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia Experimental. Concentra suas pesquisas na formulação de Modelos Multivariado, Regressivo e Bayesiano (MMRB) para o estudo das relações entre o conforto termofísico, a saúde e o desempenho do trabalhador. Coordena o Laboratório de Métodos Quantitativos Aplicados (LabMEQA) do DEP/UFPB; é pesquisador do Laboratório de Análise do Trabalho do DEP/UFPB; faz parte do comitê científico do Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído, Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste, Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Encontro Nacional de Ergonomia e do International Symposion on Occupational Safety and Hygiene; é consultor da Revista Produção, Revista Produção Online, Fundação de Pesquisa do Estado da Bahia, Fundação de Pesquisa do Estado do Pará, Universidade Católica de Brasília e dos programas de iniciação científica da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Itapetinga, e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa; e representa o Centro de Tecnologia da UFPB no Comitê Institucional dos Programas Institucionais de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFPB.

Downloads

Publicado

2012-06-22

Como Citar

Souza, E. L. de, Marinho, T. B., Santos, R. de L. S. dos, Vasconcelos, P. E. de M., Camerino, D. L., & da Silva, L. B. (2012). PROCEDIMENTOS DE REGRESSÃO ROBUSTA PARA O ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE PRODUTIVIDADE E CONFORTO TÉRMICO. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 4(2), 187–199. Recuperado de https://podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/125

Edição

Seção

Artigos