NOVAS EVIDÊNCIAS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A GERAÇÃO DE VALOR AO ACIONISTA E O VALOR DE MERCADO DAS AÇÕES: UMA ANÁLISE EM PAINEL COMPARANDO O EVA® E O MVA® NO MERCADO BRASILEIRO

  • José Eloy Araújo Cerqueira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Tufi Machado Soares Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marcus Vinícius David

Resumo

Esse trabalho objetivou verificar se existe relação entre duas importantes medidas financeiras: o EVA® (Economic Value Added ou Valor Econômico Adicionado) e o MVA® (Market Value Added ou Valor de Mercado Adicionado). Caso a empresa apresente altos EVA®s passados, é de se esperar que tal informação favorável esteja embutida na valorização de suas ações, o que seria verificado através do seu MVA®. Foram utilizadas como amostra as ações participantes do Ibovespa. A hipótese foi testada utilizando-se o método de estimação de dados em painel, de forma a considerar variações nas medidas entre empresas e ao longo do tempo, com a inclusão de mais variáveis de controle em relação aos estudos anteriores considerados. Com isso, identificou-se um aumento razoável do poder de explicação do modelo. As relações encontradas indicaram mais uma vez que, no Brasil, o mercado acionário reage bem à geração de valor das empresas, conforme medido pelo EVA®.

Publicado
26-04-2009
Como Citar
Araújo Cerqueira, J., Soares, T., & David, M. (2009). NOVAS EVIDÊNCIAS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A GERAÇÃO DE VALOR AO ACIONISTA E O VALOR DE MERCADO DAS AÇÕES: UMA ANÁLISE EM PAINEL COMPARANDO O EVA® E O MVA® NO MERCADO BRASILEIRO. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 1(2). Recuperado de https://podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/12
Seção
Artigos