ESTUDO DA TEORIA DAS FILAS EM UM SISTEMA MÉDICO-HOSPITALAR NA CIDADE DE BELÉM-PA
Resumo
A necessidade de manter sempre um bom serviço a ser oferecido aos clientes exige cada vez mais esforços das empresas na busca por ferramentas que auxiliem neste sentido. Uma ferramenta para avaliar a eficácia de um determinado serviço é a Teoria das Filas. Os cálculos dos modelos de Teorias das Filas são usados para identificar se há longos períodos de espera pelos clientes em serviços de atendimento, além de avaliar as necessidades inerentes como falta de servidores para atender a demanda e falhas durante o processo de atendimento. Assim, este estudo objetivou avaliar o processo de atendimento em uma empresa de serviços médico na cidade de Belém-PA. Coletaram-se informações sobre o intervalo de tempo de chegada de clientes e o tempo no atendimento. Os resultados apontaram que o número de servidores não era o suficiente para atender a demanda existente e em determinados atendimentos os funcionários tinha que se deslocar até outro ponto para concluir o atendimento, implicando no aumento da fila.
Palavras-chave: Serviços, Clientes, Processos determinísticos
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de um artigo implica que ela foi aprovada por todos os coautores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição onde o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados. O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação divulgada seja verdadeira e acurada na data de sua publicação, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros e omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.